quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Delegando sem Perder o Controle

Compartilhei, com meus poucos leitores, reminiscências que ia guardando enquanto vivia a experiência de assumir, integralmente, o papel de dona de casa, na ausência da minha caríssima auxiliar; tempo que aproveitei para corrigir algumas coisinhas, que não estavam visíveis para mim, na distância em que, antes, me colocava; o que é completamente normal quando não se tem o vício da centralização, quando se exerce a liderança de forma democrática.

Catellius comentou, zombeteira e muito apropriadamente:

""E descobrir, por exemplo, que havia desperdício de alimentos e de material de limpeza, apesar de existirem cantinhos requerendo uma faxina mais caprichada e, principalmente, perceber que não se estava comendo muito bem: muita comida requentada em microondas."
É, Luisete... Descontrole=corrupção... Brincadeira! Se isso acontece na minha, na sua casa, imagine como é em nível nacional, com esse desgoverno do PT...”" (grifei).

Tem razão, o Catellius; quando delegamos, assumimos riscos. Mas, vale a pena. Delegar significa se desobrigar da execução para ter mais tempo livre.

E eu estou aqui, de volta, com tempo e liberdade para exercer outros papeis, além do papel de dona de casa, de que muito me orgulho. Enquanto eu estava sem tempo, o tempo, que não brinca, que não posterga, passava...E trouxe de volta aquela que me permite ter mais tempo!

Algumas perdas materiais vão acontecer, provavelmente; mas largamente compensadas por outros ganhos, ganhos que não podem ser mensurados materialmente.
Nas grandes organizações, inclusive na administração pública, as coisas se passam de forma semelhante. É indispensável delegar. A centralização é a principal responsável pelas grandes perdas, como ocorre no Governo Federal, onde vidas humanas se vão enquanto o Poder Central permanece sentado sobre o cofre, onde estados e municípios vivem de pires na mão.

Um comentário:

Fábio Mayer disse...

Infelizmente, empregado(a) doméstico(a) é algo que, com o tempo vai se acomodando e quando você vê, sua casa tá um lixo... ja´aconteceu por aqui também, e o pior é que está acontecendo com o país, porque a classe política é igualzinha: Inicia,m seu trabalho eficientes, com vontade de aprender e se metendo a arrumar tudo. O tempo passa, vão se acomodando, passam a não dar bola para certas coisas e a deixar meio no improviso outras...